Cidade destaque: Gravataí – o comércio que cresce à sombra de Porto Alegre

Aqui no Way Brasil decidimos dar um destaque para uma cidade brasileira em termos econômicos no mercado de varejo. Depois de algumas pesquisas, escolhemos a cidade de Gravataí, localizada no Rio Grande do Sul, por não ser apenas uma cidade dormitório, ao contrário, possui um centro comercial interessante que não para de crescer.

O segmento de tintas residenciais, por exemplo, costuma crescer quando o setor de construção está em ascenção. Várias lojas vendendo tintas em Gravataí foram estabelecidas desde a pandemia, reflexo do movimento expansionista da cidade.

evolucao demografica gravatai

O comércio e os serviços em Gravataí têm se expandido ao longo dos anos, acompanhando o crescimento populacional e o desenvolvimento econômico do município. Há uma variedade de lojas, supermercados, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais atendendo às necessidades da população local e também da Região Metropolitana de Porto Alegre. O setor de serviços é fundamental para a economia da cidade, uma vez que emprega grande parte da população e contribui significativamente para o PIB municipal.

Educação, cultura e esporte

Gravataí conta com uma infraestrutura educacional abrangente, com escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio, além de instituições de ensino técnico e superior. A cidade também possui bibliotecas, teatros e centros culturais que promovem atividades culturais e artísticas para a comunidade. No âmbito esportivo, Gravataí oferece espaços públicos e privados para a prática de esportes, como campos de futebol, ginásios poliesportivos, academias e clubes recreativos.

A cidade de Gravataí tem uma história rica e um patrimônio histórico e cultural preservado, que inclui igrejas, casarões e sítios arqueológicos. Além disso, eventos e festividades tradicionais, como feiras e festas religiosas, também fazem parte da cultura local e atraem visitantes e turistas à cidade.

Por ser um município em constante desenvolvimento, com uma economia diversificada, incluindo indústria, comércio e serviços,a cidade possui uma infraestrutura adequada para atender às necessidades de sua população e tem investido em melhorias para garantir uma qualidade de vida cada vez melhor para seus habitantes.

História e momento atual

A história de Gravataí, no Rio Grande do Sul, começou oficialmente em abril de 1763 com a fundação da Aldeia de Nossa Senhora dos Anjos. A Coroa Portuguesa estava expandindo seus domínios e concedeu terras a pessoas que já habitavam a região. A aldeia foi fundada em meio à disputa territorial entre Portugal e Espanha na América do Sul.

O Tratado de Madrid de 1750 estabeleceu que Portugal trocaria a colônia de Sacramento pelos Sete Povos das Missões. Os portugueses trouxeram colonos dos Açores e se estabeleceram em várias áreas do Rio Grande do Sul. A Aldeia dos Anjos teve seu auge a partir de 1769, quando José Marcelino de Figueiredo urbanizou a aldeia.

Em 1880, Gravataí se tornou uma vila independente de Porto Alegre. O cultivo da mandioca foi fundamental para o desenvolvimento econômico da cidade até meados do século XX. Na década de 1930, o Dr. José Loureiro da Silva trouxe desenvolvimento para Gravataí ao implantar energia elétrica e infraestrutura.

A industrialização de Gravataí começou nas décadas de 1960 e 1970 com a construção da rodovia BR-290 e a criação do distrito industrial. Em 1997, a General Motors instalou um complexo industrial em Gravataí, consolidando a cidade como um polo da indústria metal-mecânica brasileira.

centro atual de gravatai

Atualmente, a economia de Gravataí é baseada principalmente na indústria, seguida pelo setor de serviços e agricultura. O cultivo de arroz, mandioca e cana-de-açúcar ainda é uma atividade importante na cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *