Site com muitos acessos simultâneos, o que fazer?

trafego webQuando seu site está com muitos acessos simultâneos, algo como 5.000 (em momentos de pico de tráfego), é necessário reavaliar seu serviço de hospedagem.

As hospedagens compartilhadas geralmente informam que suportam uma quantidade ilimitada de tráfego, mas isso não é verdade! Não existe tráfego ilimitado, existe capacidade de armazenamento e largura de banda. Cada usuário que acessa um website na internet faz requisições ao servidor de hospedagem. Essas requisições são para acessar os arquivos que estão hospedados no servidor, que podem ser arquivos de texto, imagens, vídeos, etc. Se uma URL é pesada, ou seja, possui muitas imagens, áudios ou demais arquivos que ocupam espaço em disco, a quantidade de acessos àquela página pode sobrecarregar o servidor.

A conta é simples, basta multiplicar o “peso” de uma página (ou seja, o tamanho total de arquivos que são requisitados naquela URL) pela quantidade de acessos simultâneos que aquela página recebe ao longo do tempo. Dessa forma, você saberá o tamanho necessário de servidor para atender à sua demanda de tráfego.

O que a maioria dos sites com alto tráfego enfrenta são as quedas nos servidores (downtime). Apesar das hospedagens compartilhadas informarem que a taxa de uptime é de 99%, se o tráfego no site ultrapassar certo limite, eles irão interromper o serviço e seu site sairá do ar (para evitar que outros sites hospedados no mesmo servidor sofram interrupção também).

Por isso, se você quer garantir uma boa performance sem se preocupar com downtime, é interessante contratar um bom servidor dedicado. Servidores dedicados, como o próprio nome diz, são exclusivos, alocados para a necessidade do cliente, sem compartilhamento com outros websites. Dessa forma, o sistema pode lidar com as requisições de forma individual e otimizada. Falamos um pouco sobre isso nesse artigo.

Os maiores sites da internet operam com servidores dedicados e com hospedagens em nuvem. Se seu website está tendo sucesso na web, considere que pode estar na hora de contratar um serviço compatível com a sua audiência.

Uma outra opção, um pouco mais barata, é o servidor VPS, que também oferece mais qualidade do que as hospedagens compartilhadas, apesar de não possuir toda a exclusividade dos servidores dedicados.

Porém, é importante considerar que servidores VPS e servidores dedicados não são tão simples de se configurar como hospedagens compartilhadas (para quem adquire o serviço). Como hospedagens compartilhadas são adquiridas por usuários leigos, as interfaces dos painéis são bastante intuitivas, mas muitas empresas de VPS e servidor dedicado acabam não fornecendo muito suporte para as configurações, supondo que existe uma empresa de TI responsável pelas configurações das máquinas. Portanto, fique atento a esse detalhe, pergunte sobre o suporte caso você não tenha conhecimento ou uma equipe técnica à sua disposição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *